Gestão Municipal

O modelo de gestão do SUAS é descentralizado e participativo, fundamentado na cooperação entre as esferas de governo,cabendo competências comuns e específicas a cada esfera e garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo.
De acordo com suas competências, as esferas de gestão do SUAS assumem responsabilidades na gestão do sistema e na garantia de sua organização, eficiência e efetividade na prestação dos serviços, projetos, programas e benefícios socioassistenciais.
Conforme estabeleceu a NOB SUAS (2005), o Sistema Único de Assistência Social comporta quatro tipos de Gestão: dos Municípios; do Distrito Federal; dos Estados e; da União.
O nível de gestão dos municípios será definido conforme estágios de organização da gestão e dos serviços a ser atribuído com base em indicadores mensurados a partir dos diagnósticos socioterritorial e de responsabilidades que estarão contidos na Matriz de Responsabilidades. Desta maneira, o nível de gestão será o reflexo das responsabilidades realizadas. Quanto mais responsabilidades realizadas mais aprimorada é a gestão descentralizada do SUAS.
Para a gestão do SUAS torna-se necessário a existência de um setor que gerencie os “elementos” essenciais ao funcionamento dessa política pública, tais como: a gestão das informações, o planejamento, o financiamento, a gestão do trabalho e a vigilância socioassistencial.