Aprimora rede

O Programa Nacional de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS – APRIMORA-REDE,  visa incentivar a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais ofertados pelas entidades privadas no âmbito do SUAS. O respectivo Programa tem sua etapa inicial com a implementação do Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social – CNEAS, o qual subsidiará o apoio para qualificação da execução, padrões de monitoramento e avaliação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, incrementando os processos de gestão para articulação dessas ofertas em rede.


CNEAS
O Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) é um banco de dados conectado em rede, capaz de monitorar e reconhecer os serviços socioassistenciais prestados por entidades de assistência social. Além disso, é capaz de manter informações que permitem realizar processos de gestão e de reconhecimento público dessas entidades. Todas as entidades e organizações de assistência social, bem como os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais devidamente inscritos nos Conselhos de Assistência Social devem ser cadastrados no CNEAS.
O preenchimento do CNEAS permitirá que os gestores - de diferentes níveis de governo - conheçam todas as ofertas das entidades privadas no âmbito da politica de assistência social em território nacional. A Norma Operacional Básica do SUAS (NOB-SUAS), atribui ao gestor municipal e do DF da política de assistência social a responsabilidade pela inclusão das informações no CNEAS. As informações relativas à identificação de cada um dos serviços, programas, projetos ou benefícios socioassistenciais são coletadas durante as visitas técnicas in loco feitas pela equipe técnica do órgão gestor.
O Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social – CNEAS está disponível em meio eletrônico desde abril de 2014 pelo  aplicacoes.mds.gov.br/cneas.
Materiais explicativos para facilitar o preenchimento: 
Questionários (visita técnica): 
Exclusão de Entidades e Ofertas:
Para exclusão de entidades e ofertas no CNEAS é necessário o preenchimento do formulário, pelo órgão gestor, referente à solicitação e posterior envio ao e-mail .


 Consulta do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS):
A ferramenta permite que entidades, trabalhadores do SUAS, usuários, gestores públicos, conselheiros da politica de assistencia social e o público interessado acessem as informações sobre as entidades constantes no CNEAS e conheçam a situação do preenchimento dos cadastros no sistema. A Consulta CNEAS pode ser acessada pela área de Assistência Social (www.mds.gov.br/assuntos/assistencia-social) ou diretamente no endereço (http://aplicacoes.mds.gov.br/cneas/publico/xhtml/consultapublica/pesquisar.jsf).
Em caso de dúvidas no uso da ferramenta digital, é possível entrar em contato pelo telefone 0800-707-2003 ou pelo e-mail redeprivadasuas@mds.gov.br.


Teleconferência