22 junho 2017

SMDS participa do XIX Encontro Nacional do Congemas

A Secretaria de Desenvolvimento Social através da Coordenadora do CadÚnico e Programa Bolsa Família, Débora Pires, da Secretária Municipal, Magna Cupertino, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Coordenadora do CRAS Unidade III, Rita Verona e do Gerente de Promoção Humana, Vagner Valentino, participou do XIX Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) -  o maior evento da área no país. O evento aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho, no auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA) e reuniu cerca de duas mil trabalhadores da assistência social, gestores, pesquisadores e conselheiros para debater a garantia de direitos.
Magna, Vagner, Débora e Rita
A programação desta 19ª edição contemplou palestras, salas temáticas, ministração de minicursos, treinamentos e capacitações, numa grande estrutura e planejamento logístico montado pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, fruto de uma parceria com a organização para sediar o encontro e apoio do Governo do Estado da Bahia.
No hall de entrada e pavilhões ligados ao auditório aconteceu as ministrações, houve estandes do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Unicef, Congemas, Banco Itaú e da pasta municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social. Além disso, foram expostas barracas indígenas e de entidades sociais, como Filhos do Céu e a Ciranda da Vida, com artesanatos e comidas típicas juninas.
Encontro facilita troca de experiências
Lafaiete presente
 A programação incluiu três dias de intensos trabalhos a fim de promover e incentivar a formação do gestor municipal e equipes para que possam contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública. A ideia foi defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS); assegurar a perspectiva municipalista da assistência social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios; participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos; além de coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de Assistência Social; entre outros. 

Oficinas e minicursos

O Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso com a defesa dos Direitos e com a Efetivação do Sistema Único de Assistência Social, foi tratado no evento. A programação também contou com lançamento de revista, apresentações culturais, painéis e oficinas simultâneas com temas sobre Gestão Orçamentária e Financeira, Trabalho Social com Famílias no (SUAS), Cadastro Único e Benefício de Prestação Continuada, Gestão do Programa Bolsa Família, Programa Primeira Infância no SUAS, Implantação e estruturação da Vigilância Sócio assistencial.
Apresentações culturais


De acordo com a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Carminha Brant, a articulação entre os trabalhadores da área social é essencial para a avaliação do trabalho que está sendo desenvolvido no país. “Neste encontro, refletimos, junto com os gestores, sobre a direção que a política de assistência social toma. Avaliando o que já foi feito, o que devemos fazer e em que ponto devemos inovar”, destacou.
Para a presidente do Congemas, Vanda Anselmo, a participação é elemento-chave para o êxito das políticas públicas. “O colegiado tem uma capilaridade imensa. Nós articulamos e mobilizamos todos os municípios brasileiros. Temos muitas reflexões, muitos debates e muita construção coletiva”.
Belo Horizonte foi escolhida para sediar o XX Encontro ano que vem.
Nova diretoria do Congemas
Vídeo sobre o evento

Clique aqui para fazer  downloads das apresentações do Encontro  
(localize as apresentações do Congemas - XIX Encontro Nacional)