03 outubro 2016

Secretaria participa do CapacitaSUAS

O Programa Nacional de Capacitação do SUAS (Capacita SUAS) integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica SUAS, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). Sua execução em Minas Gerais se dará de forma articulada com as ações de Apoio Técnico e Supervisão Técnica, que também compõem eixos do Qualifica SUAS.
    O Capacita SUAS foi instituído por meio da Resolução nº 8 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Compreende a definição de diretrizes e matrizes de cursos a nível nacional e a operacionalização dos cursos pelos governos estaduais em parceria com Instituições de Ensino Superior – (IES), que visam:
a) garantir oferta de formação permanente para qualificar profissionais do SUAS no provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais;
b) capacitar técnicos e gestores do SUAS para a implementação das ações dos Planos Estratégicos do governo brasileiro;
c) induzir o compromisso e a responsabilidade do pacto federativo do SUAS com a Educação Permanente junto às Secretarias Estaduais e do Distrito Federal; e
d) aprimorar a gestão do SUAS nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.

O Capacita SUAS destina-se aos trabalhadores do SUAS que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, assim como aos gestores e demais trabalhadores que atuam nos órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (secretarias de assistência social) e aos agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades nos conselhos de assistência social.
A Sedese decidiu pela oferta dos cursos de forma regionalizada no estado de Minas Gerais, buscando assim uma maior aproximação com os municípios. Os cursos serão ofertados em 21 (vinte e um) polos de capacitação, de acordo com a distribuição geográfica das Diretorias Regionais da Sedese e lista de municípios a elas referenciados.
O Capacita SUAS em Minas Gerais será ofertado pelas seguintes Instituições de Ensino Superior cadastradas na Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS (RENEP/SUAS) e vencedores da licitação realizada: Centro Universitário Sul de Minas (Unis-MG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Campus Muzambinho).
Os cursos presenciais, que tem carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada, serão divididos em duas fases:

A 1ª fase aconteceu para o município de 19 a 23 de setembro em São João Del Rei, compreendendo os cursos:
    - Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS (representante Vagner);
    - Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS (representantes Aline e Magna);

Acontecerá uma nova edição para ofertas dos cursos, também em São João Del Rei, de 07 a 11 de novembro. 

A 2ª fase acontecerá em 2017 e 2018 com os cursos:
    - Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS;
    - Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS;
    - Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.