23 maio 2014

Programa Leite de Soja é estratégico na Segurança Alimentar e Nutricional


O programa foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social visando atender às necessidades de crianças desnutridas, com baixo peso, alérgicas ao leite de vaca e a idosos com osteoporose.  Tem parceira com a Secretaria de Saúde. O leite de soja é entregue nos PSFs e as enfermeiras de cada PSF que atuam junto à comunidade, estudam o caso de cada beneficiário para ver se o mesmo se enquadra no Programa.
Quando o beneficiário sai do estado de desnutrição e atinge o peso ideal, sua vaga é repassada a outro beneficiário que aguarda em uma lista de espera.
São produzidos diariamente 400 litros de leite de soja. O leite é embalado em saquinhos de 200 ml. Cada beneficiário recebe um litro de leite de soja por dia. Cada dia é colocado um sabor no leite: leite condensado, chocolate, morango, baunilha e coco.
O leite de soja é fabricado e distribuído diariamente, de segunda a sexta-feira, e entregue aos PSFs da cidade sob os cuidados das enfermeiras de cada PSF.
O Programa atende também a várias entidades, como o Asilo Carlos Romeiro, Centro Espírita As Samaritanas, o Hospital São Camilo, ao Projeto Roda Moinhos, Tiro de Guerra e à Associação da Terceira Idade do Santo Antônio.